terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sustentábilidade

Roteiro teatro: sustentabilidade é aventura
Autor: Gabriel Pereira


Narrador : Era uma vez, em uma civilização , uma casa que vivia um menino , muito curioso , ele tinha perguntas , dúvidas e perguntava o por que de tudo , mas um dia...

Menino: Lá,lá,lá,lá,lá. Oh! Surgiu uma pergunta na minha cabeça : -O que é sustentabilidade ?

Narrrador: O menino foi atrás da sua reposta.
Ele perguntou para os pais para os tios, para os avôs, para as pessoas, mas ninguém sabia a resposta porque as pessoas não cuidavam da natureza jogavam lixo em qualquer lugar, desmatavam etc.

Narrador: Então, o menino partiu, para uma grande aventura, para descobrir a resposta. Ele sabia quem podia responder: a mãe natureza .

Narrador: Na floresta , o menino estava caminhando quando de repente surgiu de traz da moita um homem, de roupa preta e de capa vermelha, ele perguntou:

Homem: Quem é você? E por que você está aqui?

Narrador: Ele respondeu:

Menino:Eu sou o Mateus. Eu vim fazer uma pergunta para a mãe natureza. Quem é você?

Homem:Eu sou o destruidor. Qual pergunta você vai fazer para ela?

Menino:O que é sustentabilidade? Você sabe o que é?
Homem:Não!!!!

Menino:Tá, então, eu já vou, tchau!

Homem: Sustentabilidade deve ser um poder, eu vou enganá-la, vou mandar ela para o caminho mais longo, e eu vou pelo mais curto he,he,he.

Narrador:Ele pensou.

Homem:Vá, para esse caminho, que ele é mais rápido.

Menino:Obrigado, tchau!

Homem:Tchau! Agora eu vou para o caminho mais longo, no caminho ele escutou um barulho de banjo...

o bode canta ''eu quero tchu''

Menino:Olá!

O bode canta ''agora eu fiquei doce''

Menino:Você pode parar de cantar?

Bode: Bem que eu gostaria, mas uma bruxa me enfeitiçou há 37 anos atrás, se eu quiser falar tenho que cantar.

Narrador:Então os dois entraram na cabana do bode.

Narrador:A menina viu pelo telescópio o homem a procura da mãe natureza e ela disse para o bode.

Menino: sr. Bode eu preciso falar com a mãe natureza rápido!!!

Narrador: O menino gosta muito, muito mesmo, é de fazer as perguntas antes de todo mundo.        

Bode: Você veio ao bode certo!!

Menino:Que legal , mais cantoria.

Bode: ''musica: foi há 37 anos.''

Bode: Eu me preveni.

Narrador: Então o bode foi embora e a menina pousou em segurança num lugar lindo e mágico...

Menino: Nossa! Que lugar lindo!

Narrador: De repente apareceu...

Mãe natureza: Eu sou a mãe natureza.

Menino: oh, mãe natureza!

Narrador: O menino ficou impressionado, com a mãe natureza.

Menino: Mãe natureza, eu tenho, uma dúvida, o que é...

Homem:Parem!!! Eu que quero o poder!

Narrador: De repente a mãe natureza  fez um feitiço,que congelou o homem.

Mãe natureza: Não vou deixar ninguém perder a chance de perguntar para mim, diga menino.

Menino: O que sustentabilidade mãe natureza?

Mãe natureza: Ser uma pessoa sustentável é estar sempre provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só preocupados com o agora, mas principalmente com o futuro.
Menino:Eu descobri! Viva!!

Mãe natureza: E quanto a você, o que eu vou fazer com você ?

Homem: Me libertar!

Mãe natureza: Nunca! Seu malvado!

Homem: Por favor, por favor, eu prometo que eu vou ser bonzinho e nunca mais vou destruir a natureza. Não deixarei mais as  lâmpadas acesas sem necessidade;

Mãe natureza: O que mais?
Homem: Vou separar o lixo, serei breve no banho, e além disso irei conscientizar a minha família para que sejamos sustentáveis.

Narrador: E a  mãe natureza descongelou o homem.

Menino: Agora eu descobri o que é sustentabilidade.

Mãe natureza: O que é?
Menino: Sustentabilidade é capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Mãe natureza : Isso! Muito bem Você aprendeu!


Homem: Mas as pessoas da sua cidade não cuidam da natureza.

Mãe natureza: A menina aprendeu o que é sustentabilidade, agora ela vai ensinar as pessoas da cidade dela a cuidar do paneta e vocês também. Todos unidos por um planeta sustentável.
Homem: vamos! Ajudar as pessoas da cidade dele.

Mãe natureza: vamos!

Menino:vamos!

Narrador: Eles foram para a cidade, e ajudaram as pessoas a entederem o que sustentabilidade, e agora eles estão colocando o que aprenderam em prática , assim cuidando da natureza.

Bode: vamos comemorar!!! ''não adianta ter camaro!''



A viagem narrador:Em uma certa manhã um trio de um menino chamado Chico, uma menina chamada Alice e outra menina chamada Talita foram viajar. Narrador:Então Alice fala: Alice:-Nossa! Que coisa estranha o que é isso? Narrador:Pois eles estavam passando por um local onde a seca estava completamente dominando o local. Narrador:Daí, Talita responde: Talita:-Pois é, isso parece mentira mas é realidade, isso é a escassez da água, ou seja significa que a seca está dominando a água entre outras coisas. Narrador:Então Chico complementa: Chico:-Sim, e as causas são: Chico:*Crescimento demográfico acelerado Chico:*Desflorestamento desenfreado Chico:*Ocupação irregular Chico:E Chico:*avanço agrícola narrador:Não, demorou muito para chegarem ao museu de ciência espacial e Chico curioso falou: Chico:-O que houve com aquela imagem da superfície terrestre? Narrador:Talita responde: Talita:-Isso é chamado de atmosfera terrestre, que agora está sendo destruída pelos gases poluentes e fazendo com que a terra fique cada vez mais quente. Narrador:Então, em seguida a Talita fala: Talita:-Alguém já ouviu falar da ameaça à biodiversidade? Chico:-Não Alice:-Não narrador:Falam os amigos com dúvida. Narrador:Então ela responde rapidamente: Talita:-O Brasil anda ficando em primeiro lugar em extinção de flora e fauna. Narrador:Então um estranho chega falando: Bento:-Mais um problema é a sustentabilidade. Alice:-quem é você? Bento:-Meu nome é Bento Talita:-oi Bento fale mais desta sustentabilidade Bento:-Temos que tomar cuidado com nossas atitudes pois se continuarmos a destruir a natureza ela não irá existir no futuro. narrador, Bento, Alice, Talita, Chico PARE COM ISSO JÀ!!! Fim.

1 Comentários:

Às 22 de setembro de 2013 às 12:04 , Anonymous Anônimo disse...

kkkkkkkkkk

Gabriel Pereira

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial